terça-feira, 7 de setembro de 2010

AULA DE INFORMÁTICA

A Relação entre Ensino Aprendizagem e o uso do Computador.
(Instrucionismo X Construcionismo )
 



         Existem vários questionamentos sobre o método utilizado de ensino e aprendizagem através do uso do computador. Alguns professores por insegurança não concordam com esse método de aprendizagem e dizem que o computador pode substituir o seu papel dentro da sala de aula, pois o aluno deixa de ser instruído e passa a  seguir sozinho  através dessa interação homem e máquina, passando de um modo instrucionista para um contrucionista. Em outros posicionamentos acerca dessa abordagem defende-se que o computador é essencial para aprendizagem do aluno, pois além de lhe proporcionar motivação, esse é um excelente recurso didático. Mas é preciso não confundir conhecimento com informação. Pois não basta o aluno saber é preciso que ele entenda. 
 A meu ver o computador é uma ferramenta que tem sua importância no processo de aprendizagem, mas ele deve ser utilizado para auxiliar o professor e de modo algum para substituí-lo. Outro ponto que destaco é que tanto as escolas como os professores devem ter uma preparação para a utilização de novas tecnologias para que possam usar com criatividade esses recursos.

Comentários dos Vídeos


Os vídeos Tecnologia ou Metodologia, Escola Virtual e Máquina de ensinar  nos transmitem algumas reflexões acerca do uso das tecnologias para aprendizagem.

O primeiro vídeo tenta mostrar que não basta ter tecnologias nas escolas é preciso ter professores capacitados para saber utilizá-las, pois muitos ainda continuam usando métodos ultrapassados.

No segundo vídeo nos mostra as vantagens de uma escola virtual, que as aulas são mais animadas, que você não precisa anotar nada em caderno que os resultados dos exercícios são imediatos que há uma interação entre o aluno e o mundo virtual e que aprender com esses recursos fica mais fácil.

No terceiro vídeo Skinner nos mostra a importância do aprendizado através de Máquina de ensinar e que estes equipamentos criam condições rápidas e aperfeiçoadas para um estudo efetivo. Que leva ao aluno a formação do comportamento correto e ainda lhes proporciona motivação no aprendizado deixando livre de indecisão e ansiedade sobre o sucesso ou falha nos estudos.

Fazendo uma comparação dos vídeos nas abordagens instrucionista e construcionista. Percebemos que o computador se configura na educação tanto como máquina de ensinar ou como máquina para ser ensinada.

  Entrevista com Parpet e Paulo Freire
Podemos ver na entrevista acontecida entre Seymour Papert e Paulo Freire diversos posicionamentos sobre a tecnologia e o futuro da escola. Paulo freire diz que não entende como se pode uma pessoa dizer que esta aprendendo sem ser ensinada.Papert diz que existe um desequilíbrio entre aprendizagem e ensino que este é muito mais valorizado que o aprendizado. Ele ainda comenta que a escola não é ruim em si mesmo o grande problema é o currículo. Finalizando seu pensamento á respeito da tecnologia nas escolas ele diz que é ridículo a idéia que fazem a respeito que esta irá substituír a escola.




Referências:
vídeos
http://www.youtube.com/results?search_query=tecnologia+ou+metologia&aq=f
http://www.youtube.com/results?search_query=escola+virtual&aq=f
http://www.youtube.com/results?search_query=m%C3%A1quina+de+ensinar&aq=f
http://www.youtube.com/results?search_query=entrevista+com+papert+e+paulo+freire


Nenhum comentário:

Postar um comentário