terça-feira, 12 de outubro de 2010

TEXTO 2

Resumo
As tecnologias educacionais na perspectiva do ensino de ciências sociais e humanas

Segundo o autor se faz necessário entendermos o uso de tecnologias de informação e comunicação e sua relação com a construção de saberes para que possamos compreender as relações de ensino - aprendizagem nas áreas de Ciências Sociais e humanas.
Surgem dentro dessa perspectiva alguns questionamentos sobre o uso instrumental como este pode modificar conhecimentos e saberes e ainda por cima os que estão em análise e  por fim qual sua extensão social do trabalho em ciências sociais referente ao uso dessas duas tecnologias. Para interpretar essas questões o autor menciona diferentes pontos de vista sobre tecnologias. Entre eles podemos citar: tecnologia enquanto extensão de corpo, tecnologia como possibilidade e realização ideal no contínuo e tecnologia enquanto artefato cultural de mediação.
A tecnologia enquanto extensão de corpo utiliza-se de instrumentos e técnicas para as superações dos limites humanos. O segundo ponto a tecnologia como possibilidade e realização ideal no contínuo, expressa esta como idéias materializadas que estar sempre em uma evolução contínua. O terceiro ponto a tecnologia enquanto artefato cultural de mediação nos mostra que esta trás consigo construções que age no controle das relações humanas.
As tecnologias para representação de saberes podem ser desenvolvidas por  metodologias entre elas podemos descrever: a engenharia pedagógica e engenharia didática.
A engenharia pedagógica consiste em procedimentos que tem como função sistematizar e planejar a construção de um produto ou ambiente de aprendizagem. Estes são constituídos por as seguintes etapas: análise preliminar, concepção do designer pedagógico, realização do material, validação, difusão e gestão do produto.
Já a engenharia didática atua mais como metodologia de pesquisa e por seguinte nas elaborações de materiais didáticos. As etapas que a constituem são: analise preliminar, análise a priori, experimentação e por fim análise a posteriori.
Se analisarmos estas engenharias podemos notar que são bem semelhantes, no entanto o que as diferenciam são seus modos de atuação.

 Referência Bibliografica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário