terça-feira, 12 de outubro de 2010

Construcionismo X Construtivismo

O termo construcionismo segundo Papert é a construção do conhecimento mediante a interação do aluno e o computador  O computador passa a ser uma máquina a ser ensinada e o aluno ainda pode refletir os seus erros e o professor participa do processo de aprendizagem.
Na abordagem construtivista diz que o sujeito constrói seu conhecimento gradativamente com a interação com o meio social.
Na  escola o aluno participa do seu aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.
Noções como proporção, quantidade, causalidade, volume e outras, surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Vão sendo formados esquemas que lhe permitem agir sobre a realidade de um modo muito mais complexo do que podia fazer com seus reflexos iniciais, e sua conduta vai enriquecendo-se constantemente. Assim, constrói um mundo de objetos e de pessoas onde começa a ser capaz de fazer antecipações sobre o que irá acontecer.
O método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota da aprendizagem. A teoria condena a rigidez nos procedimentos de ensino, as avaliações padronizadas e a utilização de material didático demasiadamente estranho ao universo pessoal do aluno.
As disciplinas estão voltadas para a reflexão e auto-avaliação, portanto a escola não é considerada rígida.
Existem várias escolas utilizando este método. Mais do que uma linha pedagógica, o construtivismo é uma teoria psicológica que busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do individuo no decorrer de sua vida.

2 comentários:

  1. Esse método levou o país à bancarrota! O construtivismos criou uma geração de imbecis desde que foi implantado. Hoje somos os últimos em todos os rankings internacionais. Professor não tem mais autoridade. Se ralhar com um aluno ele até apanha.

    ResponderExcluir